23/05/2013

Um filme, uma mulher. Por Paulo Saraiva







FilmeThe Accused. MulherSarah Tobias
(IMDb)

Ao longo da história a mulher sempre foi vista como tendo um lugar secundário na sociedade, e sempre assumiu papéis desiguais quando comparados com o homem. No cinema, muitos foram os filmes que abordaram estes temas e muitos ainda o farão no futuro, pois estas questões por mais que evoluamos, estarão sempre presentes nas mentes de alguns.

A minha escolha recaiu sobre o filme de Jonathan Kaplan de 1988, Os Acusados, fazendo referência à sua personagem principal, interpretada de forma brilhante por Jodie Foster. Neste filme, baseado numa história verídica, Sarah Tobias (Jodie Foster), é uma mulher independente e que leva uma vida árdua. Quando uma noite se dirige a um bar em busca de diversão e alhear-se do mundo hostil que a rodeia, Sarah vê-se violada por um grupo de homens nas traseiras deste. É quando então se vê a lutar contra um sistema legal que não a beneficia, e para se defender e limpar a sua imagem, une forças com a advogada Kathryn Murphy (Kelly McGillis), quando juntas vão atrás dos violadores e das testemunhas que presenciaram a fatídica noite, cujos incentivos encorajaram aos terríveis acontecimentos.

Em Os Acusados, a personagem de Jodie Foster é retratada como sendo um objecto sexual, estando ali apenas para o benefício comum dos homens e vendo o seu papel de mulher reduzido a essa insignificância. Este facto está bem presente ao longo da trama, porque Sarah é tratada pelas instituições judiciais como se fosse ela a criminosa e não a vítima. O filme lança assim um olhar poderoso sobre a consciência moral dos indivíduos e procura dar respostas a perguntas como quais são os limites da justiça e de responsabilidade social.

Jodie Foster tem aqui uma interpretação notável, dando enorme dimensão à sua personagem que passa por um trauma irreparável. No início do filme Sarah é vista como sendo uma mulher fragilizada e amedrontada, mas que com o seu desenrolar se vem a perceber que tem uma força e uma tenacidade de assinalar, nunca virando as costas à luta e procurando sempre afirmar-se como uma mulher independente, forte e fiel aos seus princípios. É nesta última premissa que reside a magia e carácter desta personagem, desta mulher.

Jodie Foster viria a ser reconhecida pela academia pela sua interpretação em Os Acusados, ganhando o Óscar para Melhor Actriz Principal.




Sem comentários:

Enviar um comentário