10/03/2015

The Great Gatsby | O eterno estilo de 1920






















O eterno romance de F. Scott Fitzgerald: The Great Gatsby é importante não só por ser um cânone da literatura norte-americana, mas porque é também um marco para a História do Cinema. A recriação / adaptação do estilo de vida da década de 20 e a exposição do "sonho americano" gerou várias adaptações ao grande ecrã, mas só duas versões são notáveis: a de 1974 e a de 2013. Na primeira Jay Gatsby é interpretado por Robert Redford, na segunda a tarefa coube a Leonardo DiCaprio. As duas inspiradas versões oferecem uma ideia sobre o estilo, a elegância e a atitude de 1920, que ainda hoje é símbolo de refinado gosto.































THE GREAT GATSBY | JACK CLAYTON (1974): O glamour de Hollywood 

Escrito por Francis Ford CoppolaThe Great Gatsby (1974) foi realizado por Jack Clayton. Robert Redford, ícone de Hollywood assumiu o papel de Jay Gatsby. Redford e Mia Farrow espelhavam o glamour da década de 20 e exalavam o espírito da velha Hollywood como personagens principais e mais elegantes do filme.
Cabelos geometricamente penteados, chapéu-panamá, camisas de riscas, calças brancas, fatos de três peças em tons pastel, fatos de banho completos, camisas de gola em bico e gravatas douradas tornaram o Gatsby de Redford um ícone de estilo e elegância, no Cinema mas também da Moda.


































THE GREAT GATSBY | BAZ LUHRMANN (2013): Os anos 20 revisitados num contexto moderno

O australiano Baz Luhrmann dá a Gatsby um brilho moderno, adoptando sets luxuosos e uma banda sonora contemporânea que contou com artistas como Lana Del Rey e Fergie. Leonardo DiCaprio encabeçou o elenco como Jay Gatsby, mas não é reflectir o peculiar e luxuoso estilo: Tobey Maguire como Nick Carraway Joel Edgerton como Tom Buchanan são igualmente protagonistas não só nas interpretações mas também na manifestação estética do filme. 
Boinas, chapéus de palha, fatos de linho e tweeds, tons creme e pastel,  cardigans e papillons, fatos e smokings de três peças, óculos de massa  são os elementos predominantes desta adaptação contemporânea da obra de Fitzgerald.













Sem comentários:

Enviar um comentário