25/11/2015

A Rádio Oxigénio e o desrespeito para com a blogosfera cinéfila nacional



A blogosfera cinéfila recorda sempre com grande irritação aquele momento de Junho de 2011 em que foi lançada a edição portuguesa da Total Film com uma rubrica intitulada Keyser Soze's Place –  que podia ter sido uma ideia genial se não tivesse sido de uma indelicadeza gigante para com a blogosfera nacional e sobretudo para com o blog detentor desse título desde 2004 e merecedor de respeito. 

Estamos em 2015, e o desrespeito pelos blogs continua. 

Ontem recebi uma mensagem com a pergunta: 

Boa noite, como estás? Quero que me elucides numa coisa: Há uma rubrica na radio oxigénio com o nome do teu blog. Estão relacionados?

Não, o blog girl on film não está associado à dita rubrica da Oxigénio. 

Mas foi assim que descobri que a Rádio Oxigénio tem uma suposta rubrica de Cinema intitulada GIRL ON FILM da autoria de uma senhora chamada LILIANA TEIXEIRA LOPES. O caps lock usado é igual ao que está na página do facebook da Oxigénio. 

Em 2011 criei o blog girl on film. A escolha do título não precisa de grande justificação – é uma homenagem ao single Girls on Film dos Duran Duran com o corte de um “s” porque aqui a “girl” é só uma. Obviamente que não é um título original, não o comprei e certamente que não sou a única pessoa do Mundo que escolheu este título para um blog. 

Mas no momento em que resolvi criar este blog e ao levar a cabo diariamente um processo criativo que mistura inspiração e trabalho, sou autora e ao resultado deste meu trabalho chama-se obra e consequentemente o direito de autor pertence ao criador intelectual da obra. Por isso exijo nada mais nada menos do que RESPEITO e CONSIDERAÇÃO. 

Tudo podia ter sido resolvido a bem. Mas a atitude da Rádio e aparentemente de quem gere a página revelou-se deplorável. As chamadas de atenção que fiz sobre o assunto foram apagadas, sem direito a resposta, defesa ou argumentos. Tudo piora quando além dos bloqueios a páginas e eliminação de comentários e posts resolveram banir pessoas da página oficial da Rádio. A atitude da Rádio Oxigénio e das pessoas que gerem a página demonstra muito do nível (ou da falta dele), da educação e mostra sobretudo uma falta de respeito para com o blog em causa e para com toda a blogosfera nacional. É que muitos dos comentários e pessoas que baniram são colegas bloggers. 

Afinal, na Oxigénio respira-se muito pouco e com este episódio a Rádio Oxigénio mostra claramente porque é que é e porque será sempre uma Rádio de garagem. 

3 comentários:

  1. Faltou-lhes o chá em pequeninos (e talvez uma chapada ou duas). Vou partilhar isto no meu Facebook...

    ResponderEliminar
  2. Enquanto os comentários forem um a um, são fáceis de gerir. E porque não marcar uma hora para todos irem expressar o seu descontentamento? Apagar 100 comentários não é tão fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossível. Muitos de nós foram banidos

      Eliminar