04/11/2015

Maiores de 18 | Basic Instinct. Paul Verhoeven. 1992



Foi em 1992 que aconteceu o cruzar de pernas mais erótico da História do Cinema. Aliás, só essa cena poderia ser contemplada com tempo de antena nesta rubrica. 
Basic Instinct (em Portugal, Instinto Fatal) é um suspense erótico realizado por Paul Verhoeven, com argumento de Joe Eszterhas.

A história é simples: Johnny Boz uma antiga estrela de rock e proprietário de um clube nocturno em São Francisco, é encontrado morto na cama. O caso é entregue ao detective Nick Curran (Douglas), que - apesar de recuperado - possui um passado de alcoolismo e de consumo de drogas. A principal suspeita do crime é Catherine Tramell (Stone), uma atraente e manipuladora escritora. 

A psiquiatra da polícia, Beth Gardner (Jeanne Tripplehorn), ex-namorada de Nick, é convidada a participar nas investigações, depois de se descobrir que o homicídio de Boz foi copiado directamente de um dos romances de Catherine. Nick acaba por se envolver demasiado e todos parecem ser suspeitos.





Muito longe de ser um filme competente no sentido cinematográfico do termo, foi um filme que abalou os espectadores, não pela história em si mas pelo erotismo que envolvia as personagens principais e que ao juntar sexo ao crime, alterou os instintos de quem o viu. 
A beleza e sex-appeal de Sharon Stone contrastaram com a rigidez, a inexpressividade e o feio sexy e hormonal de Michael Douglas.

Estamos em 1992 e o detective Michael Douglas persegue a suspeita Sharon Stone numa discoteca em São Francisco com sexo, drogas e músicas de Channel X - Rave the RhythmBlue de LaTour. O realizador e produtor Jacques Peretti disse - em tempos - que esta cena era "um momento Citizen Kane das cenas filmadas em discotecas... em que Michael Douglas com uma camisola em decote V e sem t-shirt por baixo (um detalhe importante que representa um homem de meia idade a "transpirar sexo") observa Sharon Stone, que provoca a sua masculinidade ao entregar-se a uma mulher numa dança de carácter bastante sexual. 
Aparentemente, esta cena não foi filmada numa discoteca verdadeira, mas sim num set em Hollywood inspirado no famoso Limelight Club, em Nova York.


Sem comentários:

Enviar um comentário