09/12/2015

Episódio Rádio Oxigénio | O aviso final



No dia 24 de Novembro de 2015 descobri que a denominada Rádio Oxigénio tinha uma espécie de rubrica de Cinema intitulada "GIRL ON FILM" da autoria de uma suposta Liliana Teixeira Lopes. 

Avisei que a utilização do mesmo nome que tem este espaço desde 2011 era indelicado, denotava falta de imaginação e era sobretudo uma grande falta de respeito. Feito o aviso, fui banida e bloqueada do facebook da Rádio mencionada, sem direito a resposta ou argumentos. 

A Rádio Oxigénio e ao que parece a dita Liliana Teixeira Lopes além de ignorância e de falta de diplomacia demonstraram desconhecimento do termo "Democracia", pois eliminaram os comentários feitos na página pelos meus colegas bloggers, sendo que muitos foram também banidos. 

Enviei emails que nunca tiveram resposta. Comentários de amigos continuaram a ser feitos na página da Rádio de forma a tentar que alguém ganhasse vergonha. Não aconteceu. Aconteceu sim, uma tentativa idiota de resposta publicada no facebook de pelo menos duas páginas (a minha e a de um colega). 

Tentei que o episódio fosse levado a bem e que a Rádio Oxigénio soubesse assimilar a informação que fiz chegar e sobretudo que tivesse a decência de alterar algo. Nada aconteceu. 

Assim, sou obrigada a informar a Rádio Oxigénio que o título girl on film, o endereço do blog e os respectivos conteúdos estão registados no IGAC - Inspecção Geral das Actividades Culturais com o Registo de obra nº 4789, no âmbito do Art. 215º do CDADC - Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos - aprovado pelo Decreto-Lei n.º 143/2014 – Diário da República n.º 186/2014, Série I de 2014-09-26. 

Portanto Rádio Oxigénio: girl on film em Portugal só existe uma e tem protecção legal. 

2 comentários:

  1. Olá Sofia,
    Normalmente lido com o registo de marcas (parece ser aqui o caso). Se desejas registar a marca 'GIRL ON FILM' deverás recorrer ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e não ao IGAC.
    Numa breve pesquisa no portal do INPI poderás ver que o nome 'GIRL ON FILM' não está registado, digo-te isto apenas porque alguém mal intencionado poderia registar a marca em seu nome e dessa forma juridicamente ficarias sem a razão do teu lado.
    Espero ter ajudado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francisco
      Não se trata do registo da marca mas sim da obra. O registo de propriedade no IGAC garante-me a protecção do título, endereço e conteúdos. A marca seria difícil, os Duran Duran já o devem ter feito :)
      Obrigado

      Eliminar