07/04/2013

The Company You Keep (2012)




Subtítulo: demasiadamente longo para uma história que já vimos milhares de vezes, nos filmes, nas séries e em livros.

Nunca simpatizei com Robert Redford como actor, como realizador e muito menos como sex-symbol. No entanto agradeço-lhe várias vezes - no silêncio das minhas preces - o Sundance Film Festival. 
Infelizmente The Company You Keep ajudou a acrescentar mais um ponto negativo à minha avaliação na carreira do actor/realizador. 




O filme, baseado no romance homónimo de 2003 escrito por Neil Gordon, conta a história de Jim Grant (Robert Redford), um advogado viúvo com uma filha pré-adolescente que vive escondido em Albany sob uma identidade falsa. Jim era um ex-membro de uma organização de esquerda radical denominada Weather Underground e procurado por assalto a um banco e homicídio. 
Depois da captura de uma ex-colega "de luta" Sharon Solarz (Susan Sarandon), a perseguição aos restantes membros do grupo torna-se mais intensa. Tudo se complica quando Ben Shepard (Shia LaBeouf) um jovem ambicioso jornalista resolve investigar o caso. Ben descobre a verdadeira identidade e publica a história no jornal onde trabalha. A Jim, não resta outra opção se não, fugir. 
Mas, Grant foge com um sentido muito claro, encontrar a sua namorada da altura - Mimi (Julie Christie) - a única pessoa que pode limpar o seu nome e provar que as acusações feitas, não são verdade. 
Nesta sua busca pela verdade, Jim encontra velhos amigos, entre os quais Donal Fitzgerald (Nick Nolte) e  Jed Lewis (Richard Jenkins) - todos "escondidos" dos actos radicais que cometeram em jovens, e também Ben, o jovem jornalista começa a simpatizar com Jim e a acreditar que a versão do FBI não é correcta, o que o faz colocar de parte a sua ética enquanto jornalista. 
Jim encontra Mimi, a Mimi entrega-se, conta a verdade e Jim é ilibado das acusações. The End.




Tudo isto é arrastado num argumento sofrido pela lentidão dos diálogos. Por pormenores e aspectos históricos e legais que não são explicados. Redford esqueceu-se dos seus próprios 77 anos e resolveu dar uma de G.I. Joe - que só serviu para mostrar a sua condição social e humana de terceira idade. 
Shia LaBeouf está competente, mas o elenco é alicerçado num emaranhado de grandes actores que quase passam ao lado - é o caso dos já mencionados Susan Sarandon, Nick Nolte e Richard Jenkins, mas mais grave no caso de Chris Cooper, Terrence Howard, Stanley Tucci e Anna Kendrick.
E é assim, que continuo descrente em Redford como realizador e sobretudo como actor.




2 comentários:

  1. Fiquei curioso com o trailer, gostava que estivesse aqui qualquer coisa de valor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não ia à espera de grande coisa, mas não encontrei nada de surpreendente :(
      Foi mais um do mesmo

      Eliminar