28/05/2013

Um filme, uma mulher. Por Tiago Ramos






Filme: Todo sobre mi madre. Mulher: Manuela
(IMDb)


Falar em Pedro Almodóvar sem falar na Mulher é praticamente impossível. A sua carreira e a sua filmografia são virtualmente indissociáveis da figura feminina, sendo provavelmente este o cineasta que melhor filma a Mulher. Ali a Mulher é a mais real, a mais bonita, a mais (im)perfeita, a mais humana. Mas se tivesse de escolher uma (na sua filmografia, bem como no cinema em geral) teria de ser a personagem Manuela, interpretada pela actriz espanhola Cecilia Roth, no filme Todo sobre mi madre (1999).
Todo sobre mi madre é também ele um filme eminentemente feminino. E Manuela é a síntese da figura feminina no seu cinema e na vida, enquanto Mulher e Mãe. Ali, enquanto enfrenta o luto através da exorcização da dor, Manuela encarna A Mulher e recria o amor incondicional: aquele que sobrevive mesmo após a morte. Manuela morre no início do filme para depois renascer no seu fim. E e o seu percurso de vida é uma dedicatória à condição feminina, personificando a Mulher como a figura imperfeita que é, mas repleta de força, dedicação e Amor. Poucas tornaram a Mulher tão belamente realista assim.






1 comentário:

  1. Este em particular ainda não vi, mas o cinema do Almodóvar está povoado de mulheres que poderiam ilustrar bastante bem esta iniciativa :)

    Cumprimentos,
    Rafael Santos
    Memento mori

    ResponderEliminar