04/09/2013

Opinião | The Butler | Lee Daniel. 2013

Título em Portugal: O Mordomo
Data de estreia: 05.09.2013



Antes de mais nada, considero que resumir ou contar detalhadamente a história deste filme, bem como descrever personagens minuciosamente, ia ser uma injustiça. É um filme para ver, para assimilar e sobretudo para reflectir.  

The Butler de Lee Daniel conta a história de um mordomo da Casa Branca que serviu oito presidentes norte-americanos ao longo de três décadas - de Eisenhower a Reagan. Durante este tempo, o filme aborda as mudanças dramáticas que ocorreram na sociedade americana - desde os movimentos pelos Direitos Humanos e igualdade rácica de Martin Luther King Jr., passando por Malcolm X, os Panteras Negras e a Guerra do Vietname. Todos estes acontecimentos históricos têm repercussão directa e indirecta na vida dos personagens do filme, mas sobretudo na família Gaines.
Apesar desta imensidão cronológica, histórica e social, o filme é simples e sobretudo bem feito. Inspirado na História verídica de Eugene Allen - no filme Cecil Gaines (Forest Whitaker) e com base no artigo A Butler Well Served by This Election de Wil Haygood foi bem adaptado ao cinema por Danny Strong. Foram feitas muitas alterações, mas nenhuma chocante ou grave, e todas bem enquadradas na história do filme. 

Enquanto que o Mundo sofre alterações, enquanto que os filhos de Cecil são envoltos nestas mutações sociais e políticas, o pai está no centro do poder, a assistir às medidas políticas dos vários presidentes dos Estados Unidos. O mais agradável no filme é que foca um dos maiores problemas históricos do país, mas consegue ser delicado ao disfarçar a tomada de partidos. Todos os lados são abordados no seu melhor e no seu pior, no que têm de mais positivo, mas também nas medidas e teorias revolucionárias e extremistas de ambos. Também na abordagem às biografias dos Presidentes, esta decisão de ser factual é sentida, facto que está a causar alguma polémica. Sobretudo entre os Republicanos defensores fervorosos de Ronald Reagan.



"I could see the two faces the butler wore to serve and I knew I lived my life by those two faces."
                                                                                      Cecil Gaines



O elenco é impressionante não só por ser repleto de estrelas, mas porque todas elas são competentes. Forrest Whitaker é notável como personagem principal. Um homem sofrido, lutador, íntegro e profissional. Um pai que sempre quis o melhor para os filhos. Filhos estes que muitas vezes não percebem os seus actos e palavras. É uma personagem complexa e admirável. Oprah Winfrey regressou de forma brilhante ao grande ecrã, Gloria Gaines é uma mulher complexa e imperfeita, mas real, mãe e mulher. Os filhos têm personalidades e ideologias opostas. Um luta contra os EUA, outro luta pelo pais. Um vive para mudar o país e o outro morre pela pátria. 
Recheado de emoções e por vezes, difícil de acompanhar dada a imensidão de personagens e elementos históricos, The Butler nunca é aborrecido ou pretensioso. Tem uma cinematografia impressionante e o conjunto história/ música são conjugados de forma luzente. 
É uma aula de História sobre a violência e a resistência. Uma viagem sentimental e um tributo a todos os que lutaram por mudar um país que defendeu a Democracia e a Igualdade, mas que demorou muitos anos a passar da teoria à prática.
Este filme de Lee Daniel, não deve ser ignorado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nas nomeações para os Óscares de 2014. 





Nota:


Sem comentários:

Enviar um comentário