22/12/2013

Um filme, uma Mulher | Melhor Iniciativa | TCN Blog Awards 2013



Obrigado a todos.

Obrigado à Academia, obrigado ao Cinema Notebook e à Take Cinema Magazine, que é como quem diz, obrigado Carlos Reis e obrigado José Soares
Obrigado Manuel Reis. Tens talento. Jorge Rodrigues - és a mulher mais feia que já vi. 
Parabéns aos nomeados e parabéns aos vencedores. Permitam-me deixar umas felicitações particulares e pessoais - parabéns à Catarina, ao Aníbal, ao Gabriel, ao Tiago, ao Jorge e ao Edgar. São especiais. 
Obrigado David Martins por me teres dado a oportunidade de conhecer esta gente toda. Um obrigado ao Duarte Lázaro por estar sempre disponível para aturar as minhas loucuras estéticas e ao Hugo Correia por estar sempre à distância de um clique. 

Foi com muita honra que subi ao palco do Auditório Rainha Santa Isabel. Um espaço que já foi a minha casa e que muito me deu pessoal e profissionalmente. Aqui confesso que a ausência de palavras na altura dos agradecimentos se deveu - mais do que ao facto de ter ganho - ao facto de ter regressado ao Centro Cultural Casapiano. 
Os tempos não têm sido fáceis. A falta de tempo para ver filmes e sobretudo para escrever sobre eles, tem sido uma constante. Novo emprego, casa nova. Preciso de mais tempo e de mais organização na minha vida para conseguir voltar a alimentar o blogue como deve ser. Prometo que vou lutar por isto. 

Uma palavra de agradecimento aos meus pais, porque têm paciência para me aturar e porque sempre respeitaram a minha forma de ser e de estar. Muitas vezes, mesmo que não concordem, respeitam. Não sou uma pessoa fácil, não tenho meios termos. Digo o que tenho a dizer e nunca mando recados ou encomendo retaliações. Gosto do que gosto, não gosto do que não gosto. Dificilmente esqueço aqueles que me ameaçam, mas luto por ignorá-los. 

Não sou crítica de Cinema ou de Televisão, sou simplesmente uma amante de Cinema e de Televisão. Este blog não tem pretensões profissionais. É só um espaço onde partilho coisas que gosto e me atrevo a escrever as minhas opiniões sobre filmes ou séries. Um espaço onde gosto de aliar o cinema e a televisão à moda, à fotografia e à publicidade. Quando escrevo, escrevo certa de que cometo muitas vezes erros - não só de ortografia, mas sobretudo de cinematografia. Mas, isto é só um hobbie e nada mais do que isso. Um espaço feito primeiro que tudo, para mim e depois para os outros.

Mas mesmo ciente disto, foi com um imenso orgulho que recebi três nomeações aos TCN. Tudo farei para continuar a trabalhar neste espaço e tudo farei para não desiludir aqueles que votaram em mim e que acham alguma piada ou interesse aquilo que faço. Mas uma coisa é certa - o girl on film, será sempre o espaço da Sofia Santos e nunca será outra coisa só para agradar elites ou públicos mais exigentes. Publicará notícias quando assim entender, posters, trailers, anunciará mortes e celebrará vidas. Para coisas mais profundas e sérias, existe a crítica profissional, os sites e blogues especializados, os livros e as revistas temáticas. 

Quero terminar, dizendo que a vitória da Iniciativa "Um filme, uma mulher" não é só minha, mas sim de todos aqueles que nela participaram. 
Um obrigado. Beijos, abraços e um até já!

8 comentários:

  1. Muitos Parabéns pelas nomeações (tiveste o meu voto em duas delas) e pela vitória na iniciativa (a Margem Sul esteve em grande nos TCN). Foram mais do que merecidas. Espero que voltes a arranjar tempo para alimentares mais o blogue (e ires a visionamentos, é preciso alguém para irritar o Jorge Mourinha) e continues com o cunho muito pessoal que deste a este espaço. Obrigada pela felicitação pessoal.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, mais uma vez, pela distinção, mais que merecida. A iniciativa foi louvável, original, interessante e muito sumarenta, tal como a autora deste blogue tem sido incansável na partilha e na demonstração do amor e da paixão que nutre pelo cinema e suas derivações. Sem mais palavras, porque as imagens por aqui exprimem muito mais, luta, resiste, insiste e continua, sempre - está aqui um leitor assíduo :)

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Sofia, foi para mim um grande orgulho ver a minha sócia ter o seu trabalho reconhecido! E foi um prazer participar nesta iniciativa vencedora, aqui na tua casa cinéfila que decerto voltará a estar nomeada.
    Abraço,

    David

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais - TRAFARIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    Posto isto, queria ainda acrescentar uma admiração que creio que sabes que tenho por ti, e pela capacidade que tiveste, em tão pouco tempo, de criar um espaço que já é inconfundível mesmo num mar de blogues como o nosso - sim somos mesmo mais que as mães, e que os pais também. O Girl on Film é uma das minhas poucas (shame on me) paragens obrigatórias, e vai continuar a ser, portanto vê lá se tiras aí uns minutos aos teus dias para continuares a alimentar o bitcho.

    De resto, muitos parabéns - foi de facto uma iniciativa única e na qual tive especial prazer em participar, não fosse também eu Mulher e uma acérrima defensora da nossa força (que é tanta!). Obrigada por tudo, campeã!

    ResponderEliminar
  5. Se o Jorge é a mulher mais feia este foi o texto mais bonito que li sobre os TCN, se já te dei os parabéns pelo lado do blogue, dou agora pelo lado pessoal. Um muito obrigado pela menção e convite na rubrica :)

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Sofia, eras a minha favorita na categoria, e contra mim próprio. E como já outros disseram, parabéns pela persistência e identidade própria. Só foi pena já não te poder falar no fim. Parece que temos um amigo em comum...

    Alguém falou em Margem Sul? Contem mais um TCN, :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e simmmmmm... eu gritei TRAFARIAAAAAAAAAAAAA :)
      Temos? quem?

      Eliminar