08/01/2015

Nightcrawler | Dan Gilroy. 2014

Título em Portugal: Nightcrawler - Repórter na Noite
Data de estreia: 13.11.2014


















Meio noir, meio sátira ao papel da comunicação social na sociedade contemporânea. Nightcrawler mostra-nos a viagem do anonimato ao sucesso de um sociopata num filme original, bem escrito e realizado por Dan Gilroy, provido de uma excepcional fotografia de Robert Elswit. Jake Gyllenhaal interpreta Lou Bloom de forma majestosa. Inteligente, perspicaz, destemido, perigoso, louco, Bloom é um homem desesperado para encontrar trabalho e destinado a encontrar uma vocação profissional. 

Bloom acaba por encontrar um talento: o de filmar crimes, acidentes de carro e outras histórias devastadoras. Imagens que depois vende a um canal noticioso de qualidade deontológica muito duvidosa. Em parte, a loucura de Lou subsistiu e cresceu porque foi manipulado e incentivado a praticar ilegalidades para que este canal de televisão atingisse os patamares ideais de audiências. 

A interpretação de Gyllenhaal é sublime, mas o mais curioso em Nightcrawler é que nenhuma das personagens principais são particularmente simpáticas ou capazes de nos fazer sentir empatia. Nightcrawler é um filme que choca e que destaca a fraqueza da raça humana perante a ganância. Rápido e impressionante o filme de Dan Gilroy oferece um olhar atento sobre o mundo perigoso e mórbido de algum jornalismo actual. 

















"What if my problem wasn’t that I don’t understand people but that I don’t like them? What if I was the kind of person who was obliged to hurt you for this? I mean physically. I think you’d have to believe afterward, if you could, that agreeing to participate and then backing out at the critical moment was a mistake. Because that’s what I’m telling you, as clearly as I can."
- Lou Bloom 


Nota:



Sem comentários:

Enviar um comentário