08/02/2016

Design de interiores | Nomeados aos Oscars 2016



Nem sempre os actores são os protagonistas supremos de um filme. Muitas vezes, e mais do que os cenários em si, a decoração dos mesmos ofuscam as atenções do espectador. Criados a partir do zero, construídos com custos baixos ou com orçamentos elevados, uma decoração de excelência pode desempenhar um papel fundamental na hora de contar uma história. 
Na lista de nomeados aos Oscars, escolhi cinco 5 exemplos de excelência na produção cenográfica que merecem reconhecimento. 




Carol






Embora o primeiro encontro entre Therese Belivet (Rooney Mara) e Carol Aird (Cate Blanchett) aconteça numa movimentada loja de Nova Iorque, a sua história de amor desenvolve-se na intimidade de Nova Jérsia.  A designer Judy Becker usou a mansão antiga, propriedade da milionária Mary Hanna (1860-1956), numa espécie de prisão metafórica absolutamente formidável, com interiores acolhedores e reflexo do nascimento da relação entre as mulheres. 


-- -- --
The Hateful Eight






No western de Quentin Tarantino, oito personagens indecorosos partilham um espaço na Minnie’s Haberdashery num ambiente pós-Guerra Civil perfeitamente inócuo que se torna o palco de um impasse sangrento. O espaço claustrofóbico criado por Yohei Taneda e pela cenógrafa Rosemary Brandenburg foi feito ao detalhe, sendo que grande parte do mobiliário usado foi feito com materiais locais de forma dotar o cenário de mais realidade. 


-- -- --
Room






O filme segue a história de Ma e Jack, interpretados respectivamente por Brie Larson e Jacob Tremblay  que se encontram aprisionados por um homem inspirado em Josef Fritzl e apelidado de "Old Nick". A narração do filme cabe a Jack, que aos cinco anos nunca viu o mundo exterior. 
Larson e Tremblay passaram várias semanas a adaptarem-se às condições de filmagens para este drama de Lenny Abrahamson. Longe de luxos ou de cuidados decorativos, tudo no espaço foi pensado para que também o espectador se sinta sufocado pelo espaço diminuto do quarto. Grande parte dos adereços utilizados para decorar o quarto foram feitos à mão. A mestria do cenógrafo Ethan Tobman habilita o realizador e o director de fotografia Danny Cohen a transmitir as contrastantes perspectivas emocionais dos protagonistas deste filme que tem a clausura como personagem principal. 

Cortesia da A24: uma visita 360 do set.



-- -- --
Youth






Os Alpes Suíços são só por si um deslumbre. O cenário cinco estrelas proporcionado pelo resort que aloja Michael Caine dá ao filme de Paolo Sorrentino um sentimento de conforto e catarse. O hotel não identificado é aparentemente  o  Waldhaus Flims Mountain Resort & Spa, que foi projectado e construído em 1877 e que depressa veio a tornar-se um dos exemplos mais bem preservados do estilo 'clássico Feudal " do tempo.


-- -- -- 
Ex-Machina 






Qualquer vilão que se preze tem que ter uma espécie de covil isolado do Mundo. O antagonista do filme de Alex Garland é o proprietário de um dos espaços mais minimalista e atmosférico na memória recente do Cinema. A estrutura de vidro e de aço que alberga o CEO perigosamente desequilibrado e interpretado por Oscar Isaac existe mesmo – é o Juvet Landscape Hotel, criado por Jensen & Skodvin Architects e não é localizado no Alasca como o filme faz crer mas sim na Noruega. A casa clifftop, intitulada The Residence foi criada pelos mesmos arquitectos e foi usada como um segundo local de filmagens, sendo que uma série de quartos subterrâneos de cimento foram construídos no Pinewood Studios, no Reino Unido. 

2 comentários: