12/06/2014

Opinião | Before Sunset | Richard Linklater. 2004

Título em Portugal: Antes do Anoitecer
Data de estreia: 14.Outubro.2004



O mundo esperou nove anos para saber mais sobre o casal que nos fez acreditar no amor. Desejávamos saber se aquilo que combinaram no filme anterior aconteceu. Questionamos se o casal se reencontrou, se estão juntos, ou não. Divagamos entre a certeza do amor e a incerteza que é a vida. Foi esta curiosidade e religiosidade dos fãs que levou Richard Linklater a realizar esta segunda parte da história de amor.

Entre o primeiro filme e este, passaram nove anos, os mesmos nove anos em que a história de Celine e de Jesse tem uma interrupção e finalmente obtivemos as respostas. O casal não está junto, mas a coincidência, a circunstância ou simplesmente o destino fez com que se reencontrassem em Paris. 

A cidade luz é o cenário elegante e indicado para este reencontro. A luz e beleza da cidade dotam o filme de uma naturalidade real e mágica. Em Before Sunset, a vida imita a arte. O filme não foi feito por dinheiro, mas por arte e por amor às personagens. 

Era fácil estragar o que estava tão bem feito. A magia do primeiro filme podia facilmente ser destruída com uma sequela. No entanto, o realizador e os dois actores conseguiram levar a cabo, de forma feliz esta difícil tarefa.

Nove anos depois, Celine e Jesse reencontram-se. Na relação do casal, os anos que os separaram parecem minutos. Os jovens transformam-se em adultos. À idade adulta juntou-se a profissão e a família. Mas a felicidade completa não chegou ao casal e o romantismo que existia da primeira vez que se cruzaram deu lugar à realidade, mas, a empatia e química entre os dois continua a existir.

À medida que passeiam por Paris e conversam, o tempo parece voltar atrás. A vida adulta é posta de lado e reencontram a juventude que tinham da primeira vez que se encontraram. No entanto, nesta sequela o “vínculo” e empatia que já sentimos por Celine e Jesse demora mais a atingir. Oscilamos entre momentos de simpatia com outros de irritação, sobretudo para com Celine e com as suas deambulações sobre problemas diplomáticos e ambientais.

Mais pequeno do que o filme anterior, Before Sunrise tem nas cenas finais os seus momentos mais interessantes. À pacatez e simplicidade da casa de Celine, junta-se uma banda sonora protagonizada pela própria actriz e pela imensa Nina Simone. No centro do cenário, uma cama. O apartamento de Celine dá o mote àquilo que acreditamos ou desejamos ser um final perfeito… mas que Linklater, mais uma vez, não revela.


“When you’re young, you believe there’ll be many people with whom you’ll connect with. Later in life, you realize it only happens a few times.”

Nota:


Sem comentários:

Enviar um comentário