31/05/2013

Um filme, uma mulher. Por Inês Moreira Santos





Filme: Blue Valentine. Mulher: Cindy
(IMDb)





Michelle Williams vestiu a pele desta protagonista forte e marcante. A minha escolha recai sobre ela pelo realismo que encarna, pela crueza e mágoa que simboliza. Cindy é, desde jovem, uma mulher marcada e magoada pela desunião (e desilusão) familiar, onde a única pessoa por quem nutre afecto e proximidade é a sua avó. 




É dela que recolhe conselhos, valores e amizade. Dos seus pais apenas assimila discussões, sofrimento. O amor, esse, procura-o fora de casa em relações fugazes e pouco sentidas. 



Até encontrar o outro protagonista - Dean - um homem que realmente a ama e tudo faz por ela, tão diferente de si e, ao mesmo tempo, tudo aquilo que ela precisa. Até ali desacreditada de relações duradouras, é Dean quem lhe oferece a possibilidade de contrariar esse preconceito. 



Deparando-se - spoilers, cuidado - com uma gravidez inesperada, fruto de um relacionamento anterior, Cindy toma a decisão de abortar mas, no momento em que o tenta realizar, desiste por tão doloroso ser para si, tanto física como psicologicamente. Dean, por seu lado, está sempre consigo, e dá-lhe ali uma das maiores provas de amor.



Os momentos felizes vão, com os anos, transformando-se em monotonia, e a tristeza do passado regressa a Cindy. Ao contrário do marido, ela parece nada fazer para que a situação melhore - os momentos no quarto do motel são um arrepiante exemplo disto. Cindy faz-nos crer que nem sequer tem amor por si própria, que o seu corpo funciona como um simples objecto.




A dor que encarna em especial nas últimas cenas de Blue Valentine (cuidado com os spoilers),é um dos melhores exemplos do realismo arrepiante desta personagem.




Todas estas razões, aliadas à entrega física e psicológica que a personagem exige, fizeram com que a minha escolha recaísse sobre ela. Poucas personagens e filmes nos tocam tão fundo e tão próximo como Blue Valentine, um inesquecível drama que podia acontecer mesmo ao nosso lado.



Quero agradecer à Sofia e ao Girl on Film pelo convite e dar os parabéns por esta iniciativa tão feminina.

1 comentário:

  1. Uma vez mais, obrigada, Sofia, pelo convite para esta iniciativa que se tem revelado muito interessante e com um excelente leque de grandes Mulheres.

    Cumprimentos cinéfilos.

    ResponderEliminar